Trabalho remoto e segurança pessoal


Essa é uma situação nova e preocupante em que estamos no mundo todo. Enquanto uma organização internacional remota que desenvolve ferramentas para a segurança online, nós gostaríamos de compartilhar algumas de nossas dicas sobre como fazer home office e preservar os seus direitos à privacidade e liberdade de expressão.

 
Trabalho remoto
 
Desde o seu estabelecimento em 2006, o Tor Project e a sua comunidade tem funcionado em grande parte através do trabalho à distância. Sempre que possível, nós usamos ferramentas livres e abertas que compartilham o nosso compromisso de promover os direitos humanos de privacidade e liberdade de expressão online. Segue aqui o que nós usamos para nos manter conectados:
 
IRC. A maior parte das nossas conversas online acontecem em canais abertos no IRC, como #tor-project, #tor-dev e #tor-ww entre outros. Se você quiser conversar conosco sobre Tor, você pode nos encontrar no canal #tor. Não importa qual ferramenta de conversa que a sua organização usa, nós recomendamos ter um canal off-topic ou ter uma forma de mandar mensagens diretas para a pessoa que você quer se comunicar. A oportunidade de interagir num nível mais pessoal, compartilhando notícias e divagações sem interferir nos temas dos canais principais de conversa é inestimável. Você não precisa compartilhar um endereço de email ou usar seus dados de identificação pessoal para registrar ou usar o IRC.
 
Pads do Riseup. Nós usamos para agendas de discussão, escrever notas e rascunhar posts de blog. Eles não ficam salvos indefinidamente, então não é uma ferramenta para armazenamento de documentos, mas a sua efemeridade pode manter a informação sensível segura. Não é necessário ter uma conta, apenas um navegador web.
 
Nextcloud. Essa plataforma de produtividade pode ser uma alternativa às ferramentas do Google. Nós usamos para documentos colaborativos, calendários e armazenamento de arquivos.
 
Para pessoas trabalhando com pessoas de grupos de risco ou com informações sensíveis, estas dicas serão particularmente úteis:
 
Tor Browser. Usar o Tor Browser para pesquisas, logar em contas ou colaborar online, protege você do monitoramento de sites, vigilância do seu provedor de Internet ou da sua rede, e também da censura imposta por seu provedor de Internet ou governo. Se você é um trabalhador da saúde ou responsável pelos primeiros socorros, e está realizando pesquisas sensíveis que podem ligar as pessoas que o visitam ou outras atividades mais fáceis de serem monitoradas, o Tor Browser é uma navegador que pode proteger você e as pessoas que você atende.
 
Eu sou médico numa cidade muito política. Quando tenho que fazer pesquisas sobre doenças e tratamentos ou investigar aspectos das histórias dos meus pacientes, estou muito ciente de que o meu histórico de pesquisa podem ser correlacionadas com as visitas dos pacientes e vazar informações sobre a sua saúde, família e vida pessoal. Eu uso Tor para fazer grande parte da minha pesquisa online quando penso que há um risco de correlacioná-la com as visitas dos meus pacientes.
 
    - Usuário Anônimo do Tor
 
Signal. Para mensagens e chamadas 1:1, e pequenos grupos de chat, nós usamos Signal, o App de mensagens de código aberto. É criptografado ponta a ponta, e você pode configurar as mensagens com informações sensíveis para expirarem.
 
Jitsi Meet. Para reuniões com video e voz, Jitsi Meet é o feijão com arroz. É de código aberto, criptografado e não é necessário criar conta para usá-lo. Apenas escolha um endereço da reunião, digamos, https://meet.jit.si/onionsforall e compartilhe esse link. Tente usá-lo antes de tentar o Zoom, o qual tem estado sob escrutínio pela sua falta de transparência.
 
OnionShare. O OnionShare permite compartilhar de forma segura e anônima um arquivo de qualquer tamanho sem depender de serviços de terceiros. Se você precisar compartilhar recursos críticos com indivíduos ou grupos, a última versão do OnionShare também permite que você hospede um site .onion acessível apenas através da rede Tor.
 
share.riseup.net. É uma ferramenta web para facilitar o compartilhamento de arquivos (até 50mb). Nós frequentemente compartilhamos links do Riseup em nossos canais do IRC para compartilhar fotos e screenshots.
 
Se você ainda não está encontrando a ferramenta certa para atender as suas necessidades de coworking, anarcat, SysAdmin no Tor Project, tem mais recomendações de ferramentas de presença remota para distanciamento social.
 
Segurança pessoal
 
A casa não é um espaço seguro para todos. Percebemos que de repente muitas pessoas estão passando mais tempo dentro de casa, e em relacionamentos que as colocam em risco. Se você está procurando ajuda por causa de um relacionamento, ou está em contato com alguém que precisa de ajuda, recomendamos usar o Tor Browser para buscar informações ou assistência sem deixar vestígios dessa busca ou histórico de navegação. A Rede Nacional para Acabar com a Violência Doméstica (National Network to End Domestic Violence) e a acoso.online tem mais recomendações que você pode seguir.
 
O mesmo se aplica a qualquer pessoa que pesquisa assuntos pessoais sensíveis, sejam eles materiais sobre a saúde das mulheres, documentos de imigração ou informações sobre condições médicas ou de saúde mental: usando o Tor Browser, em combinação com sua ferramenta de busca padrão DuckDuckGo, pode ajudar a manter as suas informações pessoais privadas, possibilitar a sua escolha do que quer compartilhar e permitir que você acesse informações e recursos críticos que podem estar bloqueados ou sob controle.
 
Eu uso o Tor Browser para pesquisar sobre doenças mentais, por exemplo, depressão, que ocorrem na nossa família. Não quero que ninguém a quem eu não desejo contar saiba sobre estas doenças. É por isso que uso o Tor para pesquisar sobre qualquer coisa relacionada com estas doenças.
- Usuário Anônimo do Tor
 
Muitas das ferramentas para coworking que descrevemos acima, incluindo Jitsi, Signal e OnionShare, podem ajudar você a se comunicar com mais segurança em circunstâncias difíceis.
 
Fique connectado
 
Estes são tempos incertos, e é fundamental que nos mantenhamos conectados e façamos a nossa parte para nos mantermos seguros. Se você tiver alguma dúvida sobre Tor, como Tor ou qualquer outra dessas ferramentas podem ser úteis para você, junte-se a nós no canal #tor no IRC.
 
Se você quiser se envolver com o nosso trabalho, nós convidamos você para se juntar à nossa comunidade. Somos uma pequena organização sem fins lucrativos com uma grande missão: fazer da privacidade e da liberdade o padrão online, e nosso trabalho é possibilitado por incontáveis colaboradores voluntários ao redor do mundo. Nossa segunda Hackathona de Documentação, um evento totalmente remoto, começa neste domingo 22 de março, e nós valorizaremos o seu tempo, contribuição e presença. Esperamos que você se junte a nós.
 
Somos apenas uma das inúmeras comunidades online onde você pode causar impacto, então se você não estiver encontrando o lugar certo, continue explorando. Esta também pode ser uma oportunidade para começar a sua própria comunidade.
 
 
Como organização sem fins lucrativos, dependemos de apoiadores como você para fortalecer o Tor. Doe agora para nos ajudar a retomar a internet. Se você tiver condições financeiras, os desenvolvedores dessas outras ferramentas, incluindo o Riseup, também necessitam do seu apoio. Mesmo uma pequena quantia pode causar impacto.
 
Anonymous

March 21, 2020

Permalink

Why Portuguese and not a language more popular to Tor users?

Cross-reference the languages of the countries in the 3 Top-10 tabs here:
https://metrics.torproject.org/userstats-censorship-events.html

...with these:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:COVID-19_Outbreak_World_Map_per…
https://en.wikipedia.org/wiki/File:COVID-19_Outbreak_World_Map_Total_De…
https://en.wikipedia.org/wiki/Languages_used_on_the_Internet#Internet_u…

Hint: Farsi, Spanish, German, French, Chinese, Portuguese, Russian