Trabalho remoto e segurança pessoal

by ggus | March 20, 2020


Essa é uma situação nova e preocupante em que estamos no mundo todo. Enquanto uma organização internacional remota que desenvolve ferramentas para a segurança online, nós gostaríamos de compartilhar algumas de nossas dicas sobre como fazer home office e preservar os seus direitos à privacidade e liberdade de expressão.

 
Trabalho remoto
 
Desde o seu estabelecimento em 2006, o Tor Project e a sua comunidade tem funcionado em grande parte através do trabalho à distância. Sempre que possível, nós usamos ferramentas livres e abertas que compartilham o nosso compromisso de promover os direitos humanos de privacidade e liberdade de expressão online. Segue aqui o que nós usamos para nos manter conectados:
 
IRC. A maior parte das nossas conversas online acontecem em canais abertos no IRC, como #tor-project, #tor-dev e #tor-ww entre outros. Se você quiser conversar conosco sobre Tor, você pode nos encontrar no canal #tor. Não importa qual ferramenta de conversa que a sua organização usa, nós recomendamos ter um canal off-topic ou ter uma forma de mandar mensagens diretas para a pessoa que você quer se comunicar. A oportunidade de interagir num nível mais pessoal, compartilhando notícias e divagações sem interferir nos temas dos canais principais de conversa é inestimável. Você não precisa compartilhar um endereço de email ou usar seus dados de identificação pessoal para registrar ou usar o IRC.
 
Pads do Riseup. Nós usamos para agendas de discussão, escrever notas e rascunhar posts de blog. Eles não ficam salvos indefinidamente, então não é uma ferramenta para armazenamento de documentos, mas a sua efemeridade pode manter a informação sensível segura. Não é necessário ter uma conta, apenas um navegador web.
 
Nextcloud. Essa plataforma de produtividade pode ser uma alternativa às ferramentas do Google. Nós usamos para documentos colaborativos, calendários e armazenamento de arquivos.
 
Para pessoas trabalhando com pessoas de grupos de risco ou com informações sensíveis, estas dicas serão particularmente úteis:
 
Tor Browser. Usar o Tor Browser para pesquisas, logar em contas ou colaborar online, protege você do monitoramento de sites, vigilância do seu provedor de Internet ou da sua rede, e também da censura imposta por seu provedor de Internet ou governo. Se você é um trabalhador da saúde ou responsável pelos primeiros socorros, e está realizando pesquisas sensíveis que podem ligar as pessoas que o visitam ou outras atividades mais fáceis de serem monitoradas, o Tor Browser é uma navegador que pode proteger você e as pessoas que você atende.
 
Eu sou médico numa cidade muito política. Quando tenho que fazer pesquisas sobre doenças e tratamentos ou investigar aspectos das histórias dos meus pacientes, estou muito ciente de que o meu histórico de pesquisa podem ser correlacionadas com as visitas dos pacientes e vazar informações sobre a sua saúde, família e vida pessoal. Eu uso Tor para fazer grande parte da minha pesquisa online quando penso que há um risco de correlacioná-la com as visitas dos meus pacientes.
 
    - Usuário Anônimo do Tor
 
Signal. Para mensagens e chamadas 1:1, e pequenos grupos de chat, nós usamos Signal, o App de mensagens de código aberto. É criptografado ponta a ponta, e você pode configurar as mensagens com informações sensíveis para expirarem.
 
Jitsi Meet. Para reuniões com video e voz, Jitsi Meet é o feijão com arroz. É de código aberto, criptografado e não é necessário criar conta para usá-lo. Apenas escolha um endereço da reunião, digamos, https://meet.jit.si/onionsforall e compartilhe esse link. Tente usá-lo antes de tentar o Zoom, o qual tem estado sob escrutínio pela sua falta de transparência.
 
OnionShare. O OnionShare permite compartilhar de forma segura e anônima um arquivo de qualquer tamanho sem depender de serviços de terceiros. Se você precisar compartilhar recursos críticos com indivíduos ou grupos, a última versão do OnionShare também permite que você hospede um site .onion acessível apenas através da rede Tor.
 
share.riseup.net. É uma ferramenta web para facilitar o compartilhamento de arquivos (até 50mb). Nós frequentemente compartilhamos links do Riseup em nossos canais do IRC para compartilhar fotos e screenshots.
 
Se você ainda não está encontrando a ferramenta certa para atender as suas necessidades de coworking, anarcat, SysAdmin no Tor Project, tem mais recomendações de ferramentas de presença remota para distanciamento social.
 
Segurança pessoal
 
A casa não é um espaço seguro para todos. Percebemos que de repente muitas pessoas estão passando mais tempo dentro de casa, e em relacionamentos que as colocam em risco. Se você está procurando ajuda por causa de um relacionamento, ou está em contato com alguém que precisa de ajuda, recomendamos usar o Tor Browser para buscar informações ou assistência sem deixar vestígios dessa busca ou histórico de navegação. A Rede Nacional para Acabar com a Violência Doméstica (National Network to End Domestic Violence), o Mapa do Acolhimento e a acoso.online tem mais recomendações que você pode seguir.
 
O mesmo se aplica a qualquer pessoa que pesquisa assuntos pessoais sensíveis, sejam eles materiais sobre a saúde das mulheres, documentos de imigração ou informações sobre condições médicas ou de saúde mental: usando o Tor Browser, em combinação com sua ferramenta de busca padrão DuckDuckGo, pode ajudar a manter as suas informações pessoais privadas, possibilitar a sua escolha do que quer compartilhar e permitir que você acesse informações e recursos críticos que podem estar bloqueados ou sob controle.
 
Eu uso o Tor Browser para pesquisar sobre doenças mentais, por exemplo, depressão, que ocorrem na nossa família. Não quero que ninguém a quem eu não desejo contar saiba sobre estas doenças. É por isso que uso o Tor para pesquisar sobre qualquer coisa relacionada com estas doenças.
- Usuário Anônimo do Tor
 
Muitas das ferramentas para coworking que descrevemos acima, incluindo Jitsi, Signal e OnionShare, podem ajudar você a se comunicar com mais segurança em circunstâncias difíceis.
 
Fique connectado
 
Estes são tempos incertos, e é fundamental que nos mantenhamos conectados e façamos a nossa parte para nos mantermos seguros. Se você tiver alguma dúvida sobre Tor, como Tor ou qualquer outra dessas ferramentas podem ser úteis para você, junte-se a nós no canal #tor no IRC.
 
Se você quiser se envolver com o nosso trabalho, nós convidamos você para se juntar à nossa comunidade. Somos uma pequena organização sem fins lucrativos com uma grande missão: fazer da privacidade e da liberdade o padrão online, e nosso trabalho é possibilitado por incontáveis colaboradores voluntários ao redor do mundo. Nossa segunda Hackathona de Documentação, um evento totalmente remoto, começa neste domingo 22 de março, e nós valorizaremos o seu tempo, contribuição e presença. Esperamos que você se junte a nós.
 
Somos apenas uma das inúmeras comunidades online onde você pode causar impacto, então se você não estiver encontrando o lugar certo, continue explorando. Esta também pode ser uma oportunidade para começar a sua própria comunidade.
 
 
Como organização sem fins lucrativos, dependemos de apoiadores como você para fortalecer o Tor. Doe agora para nos ajudar a retomar a internet. Se você tiver condições financeiras, os desenvolvedores dessas outras ferramentas, incluindo o Riseup, também necessitam do seu apoio. Mesmo uma pequena quantia pode causar impacto.
 

Comments

Please note that the comment area below has been archived.

March 21, 2020

Permalink

Why Portuguese and not a language more popular to Tor users?

Cross-reference the languages of the countries in the 3 Top-10 tabs here:
https://metrics.torproject.org/userstats-censorship-events.html

...with these:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:COVID-19_Outbreak_World_Map_per…
https://en.wikipedia.org/wiki/File:COVID-19_Outbreak_World_Map_Total_De…
https://en.wikipedia.org/wiki/Languages_used_on_the_Internet#Internet_u…

Hint: Farsi, Spanish, German, French, Chinese, Portuguese, Russian